São Bernardo promove Festival de Arte Preta
Cultura & Lazer

São Bernardo promove Festival de Arte Preta

A Prefeitura de São Bernardo promove, entre os dias 18 a 20 de novembro, o Festival de Arte Preta, em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento vai reunir exposições, mostra de grafite, palestras, apresentações de capoeira, aula de samba rock e shows. De acordo com o secretário de cultura, Fran Silva, este será um dos maiores eventos já promovidos pela Prefeitura. “Teremos exposições, debates, uma ampla programação com show do cantor Péricles, no dia 20”. O cantor se apresenta no palco do Paço Municipal na próxima segunda (20), às 19h. O Festival terá programação simultânea na Fábrica de Cultura 4.0, no Parque da Juventude Cidade Maróstica e na Esplanada do Paço. O cronograma do evento pode ser conferido em: www.saobernardo.sp.gov.br.

“O Dia da Consciência Negra é importante para fazermos uma reflexão. O Brasil ainda insiste em práticas racistas, se isso não ocorresse, não precisaria termos o Dia e o Mês da Consciência Negra para reflexão”, afirmou o prefeito Orlando Morando. O evento, segundo Morando, vai ao encontro das políticas públicas adotadas por São Bernardo para o combate ao racismo. A cidade foi a primeira da Região Metropolitana do Estado a aderir ao Projeto Cidades Antirracistas junto ao Ministério Público, que visa a ampliação das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial de forma transversal no município. A Prefeitura ainda criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMIR) e sancionou a lei municipal que reserva 25% das vagas oferecidas nos concursos públicos da cidade aos negros. Também foi criada a lei que combate atos de discriminação ou preconceito por conta da raça, cor e etnia dentro dos equipamentos esportivos desde 30 de junho.

Na ocasião, Morando apresentou a cartilha com Reflexões sobre Educação Antirracista, que será distribuída para mais de 80 mil alunos das escolas municipais de São Bernardo.  “Estou feliz em poder anunciar uma programação de debates, exposições e de reflexão sobre um tema tão importante: o combate ao racismo. Precisamos discutir o tema, porque a sociedade brasileira ainda insiste em práticas racistas. Aqui em São Bernardo, temos ações práticas de combate a esse mau. Serão três dias de reflexão e, para encerrar, teremos a apresentação de um dos maiores artistas negros do País, o cantor Péricles”, afirmou Morando. 

Foto: