São Bernardo promove primeira Festa Nordestina
Cultura & Lazer

São Bernardo promove primeira Festa Nordestina

São Bernardo promove a 1ª Festa Nordestina da cidade, nesta sexta (21), sábado (22) e domingo (23), na Esplanada do Paço Municipal. O evento será realizado pela Rádio Imprensa FM, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, mas sem a utilização de recursos públicos.

A grande atração da Festa será a banda Os Barões da Pisadinha, que subirá ao palco, no domingo (23), às 19h30. A entrada será gratuita, mas o evento terá doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado, por meio do Fundo Social de Solidariedade, ao Banco de Alimentos do município.

A população nordestina de São Bernardo, dos anos 50 aos 70, saltou de 26 mil para 202 mil, todos atraídos pela busca de empregos da indústria automobilística. Em 2010, um quarto da população de São Bernardo, ou seja, 134,4 mil eram oriundos do Nordeste.

“É o nosso primeiro evento nordestino na nossa cidade, deste povo que ajudou na construção, não só de São Bernardo, mas do Brasil. Então, é um tema bastante bacana, um povo bem festivo. Esse evento vem de encontro com as origens da nossa cidade, com o povo nordestino da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Fran Silva.

Na festa, haverá 45 barracas de comidas típicas nordestinas, como buchada, baião de dois, cuscuz, entre outros, além de bebidas. Do total de barracas, 24 serão de empreendedores de economia criativa. Ainda será realizada homenagem a 30 nordestinos que se destacaram ao longo dos anos em São Bernardo.

“A cultura nordestina em São Bernardo é muito acentuada e muito presente. Quando se traz uma festa dessas, não é apenas uma diversão, é um retrato da vida dessas pessoas, daqueles que com tristeza deixaram a sua cidade natal a procura do emprego, outros que vieram chamados por algum parente que estava aqui, e ao mesmo tempo muitos que já têm os seus filhos nascidos em São Bernardo. Então, quando você promove um evento desta envergadura, a ideia é retratar a cultura das pessoas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com Morando, a expectativa é receber público de 50 mil pessoas nos três dias de evento. Para a segurança do evento, haverá apoio de efetivos da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. A Guarda Civil Municipal (GCM) irá realizar revista feminina e masculina na entrada do evento. As linhas de ônibus que atendem o Centro também poderão ter o horário estendido.

Segundo o prefeito, o evento deverá ser encerrado, pontualmente às 22h, para garantir o sossego dos moradores das imediações do Paço.

Confira a programação da 1ª Festa Nordestina: 

Sexta (21)

20h – Paulinho Maranhão

Sábado (22)

14h – Zé Gonçalves

17h – Acácio

20h – Cristiano Neves

Domingo (23)

13h30 – Lippe Rodrigues

16h30 – Lorena Alexandre (Cover Marília Mendonça)

19h30 – Barões da Pisadinha