São Bernardo reduz a velocidade de três avenidas
Cidades

São Bernardo reduz a velocidade de três avenidas

A Prefeitura de São Bernardo reduziu a velocidade máxima permitida das avenidas Pery Ronchetti e Luiz Pequini, onde a velocidade foi de 60 km/h para 40 km/h, e na Avenida Nova Lions, de 60 km/h para 50 km/h. Infrações começarão a ser multadas apenas em julho. Até lá, os motoristas serão informados da novidade por meio de faixas e banners.

 Implementadas pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, as ações são adotadas com base em características técnicas e condições do trânsito local. “São realizados estudos de engenharia que levam em conta o número de acidentes e colisões e a contagem de veículos e de pedestres”, explicou Maurício Pereira, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego.

Nas avenidas Pery Ronchetti e Luiz Pequini, as novas velocidades regulamentadas também foram adotadas em função de obras no córrego Saracantan e da construção do corredor de ônibus Leste-Oeste. Pereira explicou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê redução automática onde há obra urbana. De acordo com ele, ao final das intervenções, os viários terão outra configuração e, portanto, vão exigir novos estudos de velocidade. “Apesar disso, velocidades baixas, de 30 km/h ou 40 km/h, são obrigatórias em locais próximos a escolas, hospitais ou onde há travessia de pedestres”, acrescentou.

Também houve a instalação de nova sinalização nas mesmas vias, com placas regulamentadoras, faixas e banners informativos.