São Caetano abre 24ª Festa Italiana e já recebe 25 mil visitantes
Cidades

São Caetano abre 24ª Festa Italiana e já recebe 25 mil visitantes

No primeiro fim de semana (6 e 7), a 24ª Festa Italiana de São Caetano, realizada no bairro Fundação ao lado da Paróquia São Caetano (Praça Comendador Ermelino Matarazzo, s/n), já recebeu 25 mil visitantes. No sábado, o prefeito Paulo Pinheiro, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, vereadores e autoridades desenlaçaram a fita que abriu oficialmente um dos principais eventos gastronômicos do Grande ABC.

Após a execução dos hinos da Itália, do Brasil e de São Caetano, o padre Gilberto Dias Nunes da Paróquia São Caetano, a primeira da cidade, fez a oração e a benção da festa. A Comissão Municipal de Festejos promoveu duas homenagens póstumas para colaboradores importantes: Francisco Corbacho Filho, o cantor Silvio Ramos, e José Carlos Corsi, entregues aos seus familiares.

Durante a abertura no Portal da Festa Italiana, também marcaram presenças a presidente coadjuvante do Comites (Comitês dos Italianos no Exterior) SP, Daniela Dardi, representando no ato o cônsul-geral da Itália, Michele Pala, que está acompanhando o primeiro-ministro Matteo Renzi nas Olimpíadas Rio-2016, e o Grupo Sonata ao Luar, que entoou as composições tradicionais e românticas.

“São Caetano do Sul, hoje com 139 anos, continua a reverenciar a história desses imigrantes italianos, tendo como homenagem a Festa Italiana, que chega à sua 24ª edição. Essa é uma festa voltada às famílias, referência no Estado de São Paulo, com totais condições de ser a melhor. Meu muito obrigado à representante do cônsul-geral, à colônia italiana e às 26 entidades filantrópicas participantes, que serão mais uma vez beneficiadas com toda arrecadação, um diferencial em prol da comunidade sulsancaetanense”, ressaltou Paulo Pinheiro.

Sábado (6), além do Grupo Sonata ao Luar, as atrações ficaram por conta da Banda Ece Som Itália e Elcio Júlio. Domingo (7), foi celebrada a missa em louvor ao santo do município na Paróquia São Caetano. Se apresentaram a Banda Viva Itália e, pela primeira vez no evento, Ângelo Máximo, que levou o público ao delírio com seus sucessos dos anos 70, como Domingo Feliz, A Primeira Namorada e Vem Me Fazer Feliz, músicas italianas e da Jovem Guarda.

Com o apoio da Adria, Vinícola Góes, Giuliana Flores, Ultragaz, Farinho de Trigo Santa Clara e Colégio Objetivo, a tradicional Festa Italiana de São Caetano possui cerca de 400 voluntários trabalhando por suas associações assistenciais, brinquedos infantis e segurança. Segue por todos os fins de semana de agosto (até o dia 28), das 18h às 23h. Quem comparecer ao Bairro Fundação, poderá apreciar as delícias provenientes do país da bota e ainda assistir grandes shows.