São Caetano corta bolsa de estudos de alunos moradores da cidade
Cidades

São Caetano corta bolsa de estudos de alunos moradores da cidade

A Prefeitura de São Caetano cortou as bolsas de estudos denominadas Auxílio Educacional Complementar (AEC), dos alunos moradores da cidade que estudam em universidades com cursos não existentes no município, após passarem por triagem envolvendo renda familiar e bom desempenho escolar. Os estudantes foram pegos de surpresa com a notícia, na terça (11), ao levarem os documentos mensais de comprovação de matrícula. Com a notícia, a graduação de muitos alunos está comprometida, já que alguns deles terão que trancar o curso devido o custo da mensalidade integral ser muito alto.

“Fiquei sabendo do corte ao levar os documentos de declaração de matrícula no dia estipulado por eles na Secretaria da Educação para receber a bolsa. Chegando lá, fui informado que a bolsa foi cancelada, porém não me informaram o motivo. Com isso, terei que trancar o curso e atrasar minha graduação”, explica Leandro Valverde, estudante de Produção Multimídia na Metodista.

Roberta Della Negra, aluna de Naturologia na Anhembi Morumbi, ficou sabendo do caso ao questionar a Secretaria pelo não pagamento do auxílio. “Eles me informaram que não sabem o que aconteceu, mas que não havia sido autorizado o depósito. Provavelmente eu terei que parar a faculdade, pois minha mãe e eu estamos desempregadas”, explica. Felipe Ribeiro, estudante da mesma turma de Leandro, também vai ter que parar os estudos por conta do corte. “Se já era difícil pagar a faculdade com a ajuda da Prefeitura, agora então vai ser quase impossível”.

No início deste mês, a atual gestão realizou cortes e cancelamentos repentinos em diversas áreas do município. O Projeto Bandas e Fanfarras, Auxílio Língua Estrangeira (ALE), Sancatec (Cursos Técnicos) e Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS) também haviam sido interrompidos, na terça (11), porém, voltaram atrás da decisão após reuniões. O cancelamento das férias de final de ano dos funcionários continua valendo. A Prefeitura afirmou, por meio de nota, que serão realizadas reuniões nos próximos dias para saber exa-tamente o porquê do valor da bolsa ter sido cancelado, e que resolverá essa pendência até segunda (17).