Sehal conclui curso de comida de boteco em Santo André
Cidades

Sehal conclui curso de comida de boteco em Santo André

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) realizou na última quinta (26) o encerramento da segunda turma do curso de comida de boteco, realizado em parceria com a prefeitura de Santo André e a Escola de Ouro Andreense. A ideia inicial da entidade era montar apenas uma turma, mas devido à alta procura por vagas, o Sindicato optou por formar mais um grupo de alunos.

Ao todo, 38 profissionais do setor concluíram o curso oferecido pelo Sehal: 28 na primeira turma e dez na segunda turma. Em setembro, o Sehal promoveu também o curso de hambúrguer gourmet que, como o de comida de boteco, teve uma segunda turma formada devido à alta procura. Foram 30 alunos na primeira e 15 na segunda turma. A entidade vai promover, ainda, um workshop de preparo de ceviche, que acontece em novembro, mas as vagas já estão esgotadas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, um dos pilares da política de desenvolvimento econômico da cidade é a qualificação profissional. “Temos cada vez mais empreendimentos no setor gastronômico e nos tornamos referência na região. Com a chegada de várias redes, aumenta a demanda de mão de obra qualificada em Santo André. Os cursos facilitam a vida do empreendedor e viabiliza a formação de profissionais capacitados”, diz Banzato.

“Os cursos de comida de boteco e hambúrguer gourmet foram pensados para atender a demanda por profissionais que surgiu com o grande número de empreendimentos no setor que estão vindo para Santo André. Além disso, queremos mostrar para a população que eles têm um suporte técnico para poder aprender mais, seja para trabalhar em um restaurante maior, em casa, ou até ter um diferencial para seu pequeno negócio”, diz o presidente do Sehal, Beto Moreira.

De acordo com o presidente do Sehal, a parceria com Prefeitura de Santo André tem sido fundamental para o sucesso dos cursos, dando mais visibilidade para as oportunidades de capacitação, principalmente pela inserção dos cursos na plataforma da Escola de Ouro Andreense, o programa de qualificação e capacitação de profissionais da cidade.

“A parceria com o Sehal vem ao encontro dos principais pilares do Desenvolvimento Econômico da cidade, no qual fazemos a qualificação profissional para atender a setores que mais têm procura no mercado de trabalho. O setor gastronômico tem crescido na região e a parceria pretende qualificar e conectar os capacitados com as vagas que temos no Centro Público de Emprego Trabalho e Renda. A proposta é de qualificação para o setor gastronômico e também preencher as vagas que o setor tem dificuldade”, acrescenta a diretora de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, Fernanda Parra.

Foto: Eduardo Merlino/PSA