Shopping ABC: calor incomoda clientes
Cidades

Shopping ABC: calor incomoda clientes

Circular pelos corredores e lojas do Shopping ABC não tem sido um passeio muito agradável, neste verão. Com as altas temperaturas e o aumento do número de frequentadores, devido às férias escolares, a impressão é que o sistema de ar condicionado do local não dá conta de refrigerar de maneira adequada todo o shopping e a sensação térmica é de muito calor.
Segundo informações levantadas com lojistas, o ar condicionado é fornecido por um sistema central, que não tem dado conta de refrigerar de maneira adequada todo o estabelecimento. Em um salão de cabeleireiro, as funcionárias e manicures já se acostumaram com os comentários das clientes, de que o ambiente está quente, e com os pedidos para diminuir a temperatura do ar condicionado. Na academia Bio Ritmo, no período de pico de frequentadores, das 18h às 20h, a sensação térmica é de ambiente quente e bastante abafado. A refrigeração também é pouco eficiente e, para dar conta do problema, dois ventiladores manuais foram instalados no meio da sala de musculação. “Parece que estamos treinamos dentro de uma sauna, há muita gente e o ar condicionado não dá conta.”, conta um aluno.
Há ainda, uma loja de roupas femininas que, está com dificuldade em vender peças da nova coleção. “Com esse calor aqui dentro da loja, as clientes só querem saber de comprar roupas de verão, ainda”, contou uma funcionária.
Já na Praça de Alimentação é comum encontrar idosos se abanando, o local é o mais quente e abafado do estabelecimento. E o calor não atrapalha somente os frequentadores, proprietários dos restaurantes têm até dificuldade de armazenar de maneira adequada alimentos. Foi o caso de um restaurante, que serviu uma porção de arroz azedo à uma cliente.
O Shopping ABC, por meio de nota, esclareceu que “o sistema de ar condicionado, que atende a praça de alimentação e a área comum do centro de compras, é totalmente independente e que o funcionamento do ar condicionado nas lojas fica sob total responsabilidade dos lojistas. Algumas lojas recebem água de condensação do Shopping, que é fornecida dentro dos padrões de temperatura definidas por normas técnicas, garantindo que as máquinas funcionem. O shopping reitera ainda que faz constantes investimentos para garantir o funcionamento do sistema de ar condicionado”.
Já a Bio Ritmo informou, em nota, que mantém 11 equipamentos de ar-condicionado na unidade Santo André, dos quais quatro estão instalados na sala de musculação.  “A empresa esclarece que, em função de quedas de energia em Santo André, nas últimas semanas, o compressor de dois aparelhos de ar-condicionado instalados na área da musculação queimou. Os dois equipamentos que não estão funcionando serão substituídos nos próximos dias, sendo que um deles já será trocado neste sábado (23)”.