Steve Wozniak: nada se cria sem paixão
Opiniao

Steve Wozniak: nada se cria sem paixão

“Nada se cria sem paixão”. Essa poderia ser, em uma frase, a síntese da entrevista de Steve Wozniak, concedida a Mike Maciag, no evento DynatraceGo! na quarta (07). Ao relembrar a criação da Apple, em companhia de Steve Jobs, ele destacou como razão central do sucesso, o fato de a empresa ter criado um ambiente de inovação.
E recordou aspectos de seu convívio com Jobs: “Sempre tivemos bastante habilidade com as coisas básicas de eletrônica, conectar circuitos, e projetos. E fomos beneficiados pelo momento do nascimento da Internet e de nosso interesse pela Arpanet. Mas, motivação é algo essencial. Vale mais do que dispor de dólares para iniciar algo novo. Um dos fatores mais positivos de nossa vida é que eu e Steve tínhamos as habilidades essenciais para fazer protótipos e criarmos o primeiro computador.”
Um dos temas mais interessantes de sua entrevista foi o futuro da Inteligência Artificial (IA). Para ele, a IA não deve ser vista como uma imitação da inteligência humana. Seu papel é, sem dúvida, revolucionário, mas isso não é tudo. Nada vem pronto e acabado nesse mundo da computação. O que aprendemos, acima de tudo, é que precisamos de criatividade em todas as etapas de um produto, inclusive na promoção e na comercialização. Eu e Steve tínhamos aquelas habilidades essenciais. Depois do primeiro computador, pensamos na empresa. Assim, como grande ideia, a Apple nasceu após o Apple II. Digo-lhes que os desafios de software foram os maiores. Para vencê-los, usamos mil vezes o velho método de tentativas-e-erros.” Se comparada a muitas indústrias, em processos de fabricação, a Apple, segundo Wozniak, “conseguiu coisas que eram impensáveis no passado”.
Mas, a grande alavanca para o progresso da tecnologia, em sua visão será a Inteligência Artificial (IA). Não apenas em aplicações práticas ou industriais, mas, também, em campos teóricos como Matemática, a Física ou a Astronomia.”
Em seus conselhos práticos ao setor de informática, Steve Wozniak afirma que “toda indústria deve pensar nas possíveis aplicações de IA. Em especial para engenheiros, em treinamento, num mundo em que a necessidade de formação e atualização profissionais é cada dia maior.
Wozniak destaca com entusiasmo o que pode ser o futuro impacto do acesso à nuvem: “Esse acesso é algo fascinante e revolucionário. E isso decorre, em grande parte, da revolução da internet. E o que é essencial, em minha visão, é que as indústrias considerem – tanto com relação à internet como à Inteligência Artificia – é que elas constituem tecnologias disruptivas. Elas mudam tudo de forma definitiva e profunda. Mas, insisto, precisamos de criatividade em todas as etapas de desenvolvimento de um produto, inclusive na promoção e na comercialização.”
E o mundo da inovação?
Para Steve Wozniak, precisamos entender o processo de inovação. Não é só uma questão de talento individual, de preparo intelectual, mas de ambiente, de estímulos, de condições favoráveis. “E o que é realmente importante para as novas gerações não é apenas pensar em ganhar dinheiro, mas sentir a verdadeira paixão pela inovação, pela tecnologia.”
Ao relembrar o nascimento da empresa, ele diz: “Nós pensamos o futuro da Apple, como a possibilidade de permitir a cada jovem apaixonado por tecnologia construir seu próprio computador pessoal”.