Strugal: tecnologia europeia para modernizar fachadas
Negócios

Strugal: tecnologia europeia para modernizar fachadas

Maurício Alves é Diretor da Strugal no Brasil e especialista quando o assunto é atualização de fachadas. A empresa é responsável pela modernização da fachada do Edifício Quitandinha, ícone do Centro de Santo André. O diretor iniciou sua carreira em 1986, em empresas como a Alcan Alumínio do Brasil, Cba –Votorantim, no departamento de engenharia e projetos, sempre atuando no segmento de esquadrias e fachadas de alumínio. Executou projetos e desenvolveu sistemas construtivos para obras comerciais e residenciais. Ambicioso, Maurício partiu para Europa em busca de empresas que utilizam sistemas sustentáveis de portas e janelas, para otimização no uso de recursos naturais e fachadas com eficiência energética. Com isso, encontrou a Strugal, em Sevilha, na Espanha. A Strugal se preocupa não só com a estética dos sistemas, mas com a qualidade e conforto térmico e acústico que as janelas e portas podem oferecer, com economia da climatização interna (ar condicionado). Já no Brasil, devido à retração dos lançamentos de novos empreendimentos pelas construtoras, e com prédios precisando de restauração, Maurício viu o cenário ideal para por em prática as técnicas que aprendeu na Europa e tornou-se um especialista em Retrofit, modernização de fachadas. A Strugal do Brasilfaz laudos periciais e apresenta a melhor solução para o condomínio, seguindo as normas da ABNT. A seguir, confira entrevista.

Folha do ABC- Faça um breve perfil sobre história da Strugal.
Maurício Alves – A Strugal iniciou há 40 anos na Europa em Sevilha, Espanha e expandiu filiais para outros Países como Portugal, Marrocos, Colômbia, Polônia e Brasil.
A Strugal tem cinco plantas de extrusão de alumínio, seis plantas de fabricação de vedantes borrachas EPDM, seis plantas de extrusão de poliamidas, planta de painéis composto ACM, uma planta de fabricação de PVC  e fábrica de acessórios. É uma empresa completa de A à Z.

Folha – Como a Strugal atua no Brasil? Qual o seu principal foco? E qual o seu grande diferencial?
Maurício – A Strugal iniciou no Brasil há cerca de 4 anos, com Consultoria para sistemas de alumínio com clientes como o Senai, para obras de Retrofit e também com empresas privadas como Construtoras em Alphaville, atuando em prédios comerciais e residenciais. Agora, temos a divisão que executa obras especiais, como Retrofit de fachadas, que está sendo feito no Edifício Qui-tandinha, em Santo André.
O diferencial da Strugal é ter um know how europeu com sistemas sustentáveis e produtos que atendem as Normas Europeias e as Brasileiras. Todos os produtos estão em conformidade e com nível ele-vado de tecnologia de ponta. A Strugal é uma empresa com certificação ISO 9001.

Folha – O que é o Retrofit? O que são fachadas sustentáveis?
Maurício – Retrofit é uma reforma (atualização) de uma construção. Pode ser feita em áreas externas (fachadas) ou internas da edificação. A técnica do Retrofit é utilizada em edificações antigas, com mais de 20 anos, em média.
As fachadas sustentáveis são sistemas de alumínio, onde se usam perfis com corte térmico ou seja, entre os perfis exis-te uma poliamida que é um termo-plástico que inibe a entrada de calor externo para o lado interno. São utilizadas em conjunto com vidros insulados duplos ou triplos. Os vidros triplos são usados mais na Europa, devido às baixas temperaturas. Em países tropicais, como o Brasil, usa-se vidros insulados com vidros duplos.  
Esse conjunto com sistemas termo acústicos com corte térmico perfis, poliamidas  e vidros insulados, gera uma economia de energia de até 50%, pois proporciona ao ambiente uma temperatura agradável, sem a necessidade da utilização do ar condicionado. Além disso, as fachadas sustentáveis proporcionam um conforto acústico acima de 35Db, ideal para norma atual  NBR15575. Melhor para o usuário que quer tranquilidade com um ambiente sem ruídos sonoros vindos de vias públicas, hotéis, escritórios, outras residências, bares e casas de show.

Folha – Uma de suas grandes conquistas é a modernização da fachada do Edifício Quitandinha, em Santo André. Como está sendo feito este processo de modernização?
Maurício- Este processo iniciou com conversa dos responsáveis, ou seja, o síndico em conjunto com os condôminos. Nosso Departamento de Engenharia e Arquitetura fez um estudo em 3D ilustrativo da fachada até chegar à aprovação do Condomínio. Após, foi feito um projeto executivo com detalhes construtivos, seguindo às normas ABNT.
A obra tem licença da Prefeitura, possui o alvará de reforma pela Strugal e está dentro das leis de proteção e segurança. Foram colocados bandeja primária de 2,5 metros, tela de proteção e sinalização com cones e fitas para manter a segurança dos pedestres, pois o local é bem movimentado.  
Estão sendo usados balancins elétricos com trilhos, o que agiliza a mobilização, pois não necessita ser desmontado a cada prumada e percorre todo o perímetro do prédio.
Foi feita a aprovação do vidro de alta performance, sendo escolhido o laminado refletivo de 8mm.

Folha – Não só no Centro de Santo André, como em outros bairros e cidades do ABC, há prédios antigos com fachadas deterioradas. Comente sobre este cenário.
Maurício- Existem vários empreendimentos comerciais e residenciais, em média acima de 20 anos ou mais, em estado de deterioração na parte das fachadas em relação às esquadrias, que na maioria dos casos, são de ferro com vidros simples. O ferro, com o passar do tempo e devido às intempéries, como vento e chuva, enferruja e deteriora as janelas, causando trincas nos vidros, que podem vir a cair em dias de ventos fortes.
Isso acontece com edificações em todo Brasil, não há uma região específica. São edificações acima dos 20 anos, onde não se existiam normas rígidas como hoje. Aconselhamos antes de qualquer acidente: é melhor os condomínios se precaverem, contratando um consultor de esquadrias e fachadas para fazer uma laudo pericial com ART de engenharia para apontar uma solução parcial ou total conforme o grau de risco da fachada.
A Strugal também faz laudos apontando um caminho a ser seguido seja Retrofit total ou parcial da Fachada.