Styllos, há 40 anos em São Caetano
Negócios

Styllos, há 40 anos em São Caetano

Em dezembro de 1982, o casal Maria Conceição e Waldemar de Santis inaugurou a primeira loja Styllos em São Caetano, na rua Manoel Coelho. Inicialmente chamada Styllos Modas, a loja oferecia roupa feminina, bijuterias e artigos de ballet. Em seguida, passou a ser a primeira e única na região a vender artigos de surf e skate. Em 1987, foi aberta a segunda loja, com prédio próprio na rua Rio Grande do Sul. Os filhos do casal, Eliana e Vildner de Santis, sempre ajudaram os pais no comércio. Eliana foi sócia da Styllos por 37 anos. Hoje à frente do negócio está Vildner. O comerciante relembra os tempos áureos em que São Caetano começou a receber os primeiros circuitos e campeonatos de skate, o que ajudou a fortalecer o comércio. “Através da União dos Skatistas Empresários (USE), aconteceram em São Caetano os primeiros circuitos e campeonatos de skate. Na organização dos eventos, participavam várias marcas como a Urgh Skates, do Jorge Kuge, a Mad Rats e a Styllos era a única loja composta por várias marcas que participava”, relembra Vildner.

Com o skate em ascensão na cidade e a região recebendo cada vez mais eventos e campeonatos, a Styllos abriu sua primeira loja em shopping, em 1988, no Golden Shopping, em São Bernardo. Em seguida, foi inaugurada loja na rua Dona Elisa Fláquer,em Santo André, esquina com a rua Álvares de Azevedo, que funcionou até 1996, até se mudar para o antigo Mappin, atual Shopping ABC. “Naquela época, tínhamos loja nos shoppings Metrópole, ABC, Golden, na rua Rio Grande do Sul e a loja da rua Manoel Coelho mudou para o antigo shoppinho São Caetano. Era uma fase de grande prosperidade. De 1993 a 1997, chegamos a ter loja no Morumbi Shopping, em São Paulo. Era uma loja padrão. Recebemos o CEO da Puma, que disse que era a loja mais bonita que ele já tinha visto”, relembra Vildner.

Com tantos anos de tradição no ABC, Vildner revela que o grande segredo para o sucesso no comércio é estar em sintonia com o que o mercado quer. “Além de tratar bem o cliente e ter produtos bons, o segredo é estar em sintonia com o cliente quer. Esse é o grande negócio. É ter a percepção e estar antenado aos novos movimentos e às marcas”, revela. “Hoje, as marcas nacionais são bem poucas e o formato mudou muito. São ‘drops’, marcas pequenas que lançam uma coleção pontual. Temos que estar antenados para atender os clientes, que se não fosse por eles, não chegaríamos a lugar nenhum”, diz.

Paulo Rude, skatista de São Caetano, empresário e renomado locutor dos maiores eventos de skate e amigo de Vildner há anos, relembra com orgulho a longa trajetória da Styllos. “Conheço o Vildner desde criança e a Styllos desde a origem. Morava no Jardim São Caetano e a família do Vildner se mudou para lá. Nós andávamos de skate juntos. Íamos para Moema conhecer as lojas que vendiam artigos para o surf e para o skate. No ABC, não havia lojas especializadas. A Styllos foi a pioneira, uma ‘real boardshop’, uma loja que vendia o surf e skate com identidade, porque o Vildner andava de skate e a família dele vivia esse lifestyle. A loja movimentou o skate no ABC, sempre teve grande participação nos eventos, como a etapa do circuito brasileiro em São Caetano e patrocinando skaters. Muito orgulho de ver a história da Styllos”, afirma Paulo. 

Vildner comenta que ser comerciante em São Caetano já foi muito mais desafiador. “Hoje temos um grande centro de compras, como o ParkShopping São Caetano, temos comércios espalhados em bairros espalhados da cidade. No início, sofremos muito pela proximidade com São Paulo. Quem tinha um poder aquisitivo melhor, não comprava em São Caetano, ia para São Paulo. Sempre vivemos dos clientes que conquistávamos e de clientes de bairros próximos como Ipiranga, Vila Alpina e Vila Califórnia, em São Paulo. E depois, sofremos com as concorrências dos próprios shoppings, antes de abrir o shopping na cidade. É uma luta. Mas, ter nascido em São Caetano e ser comerciante aqui é um orgulho muito grande. Foi a cidade que recebeu meus avós, que vieram da Itália e Espanha fugidos da guerra e da fome. É a minha cidade, onde tenho minha família. É um orgulho imenso morar aqui!”.

Hoje, a Styllos oferece um mix de produtos bem variado dos segmentos surf e skate, com roupas e acessórios. “Se você for para a praia, temos tudo aqui. Chinelo, boné, bermuda, camiseta. Agora no inverno, temos moletons, jaquetas e até roupas de proteção para o surf, sempre oferecendo as melhores marcas, que nos garantem que o cliente não terá problema e que ajudam a manter nosso padrão de qualidade”, comenta.  A loja está com a promoção cashback na coleção de inverno. “A pessoa compra qualquer peça da coleção e ganha 10% de cashback em tênis e acessórios ganha 5%. Os valores podem ser usados na próxima compra na Styllos”, finaliza.

Styllos Sports Wear
ParkShopping São Caetano
Alameda Terracota – Piso L2
@styllossportwear
(11) 94726-8728

 

Fotos: Marco Aurélio Zerlin

 

Por Nicole Floret – 28/07/23