Surto de conjuntivite
Opiniao

Surto de conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação que acomete a conjuntiva, a parte externa dos olhos de cor branca. Os principais são causados por bactéria, quando há contato que cause alergia, bem como por vírus.
A maneira mais comum de transmissão é pelo contato direto do vírus com os olhos. Para higienizá-los devemos lavar muito bem as mãos, bem como desinfetar qualquer objeto que seja tocado por pessoas que já estão contaminadas.
A roupa de cama deve ser trocada todos os dias e convém usar lenços de papel.
Quando a pessoa é acometida, ocorre a sensação desagradável de um corpo estranho nos olhos como areia; lacrimejamento e edema nas pálpebras, os olhos ficam vermelhos e é comum ficarem grudados e febre e dores também podem ocorrer.
Para melhorar faça compressa de água filtrada e gelada em tiras de gaze, deixando dois minutos sobre os olhos, e trocando as compressas. Fazê-lo 5 vezes ao dia.
Há colírios lubrificantes e dar preferência a um, que não tenha conservantes para que se possa utilizar sempre que sentir dor.
Essa doença já afetou mais que 26 mil pessoas em nossa região. O pior é que esse vírus permanece vivo um grande espaço de tempo fora do organismo, por exemplo, alojando-se até em aparelho telefônico ou maçaneta, o que facilita sua transmissão a outrem.
Colírios antibióticos específicos, devem ser prescritos por oftalmologistas.
Há espécie que pode até ser trazida do exterior e, infelizmente o vírus nunca desaparece, apenas se transfere de lugar.
Para prevenir-se não use óculos ou lentes de contato de outras pessoas. Igualmente sobre a maquiagem e evite contato físico com pessoas que estejam com esse mal.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.