Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe “Palavra de Mulher”
Cultura & Lazer

Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe “Palavra de Mulher”

Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa, grandes estrelas, estarão no mesmo palco, interpretando personagens femininas da obra de Chico Buarque, no espetáculo Palavra de Mulher, um misto de show e teatro, que há 16 anos revisita o universo das canções de um dos maiores compositores do Brasil.

A montagem terá apresentação especial em São Caetano, no domingo (26) de maio, às 19h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Ingressos, de R$ 60 a R$ 120, à venda pelo Bilheteria Express, lojas Tio Gil (Rua Baraldi, 994, Centro / Praça dos Expedicionários, 55, bairro Santa Paula, São Caetano, das 9h às 19h); e na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 14h. O espetáculo tem o apoio institucional da Prefeitura.

Num clima de cabaré, com adereços e objetos cênicos, iluminação e figurino, as atrizes/cantoras se revezam em apresentações em trio, duo e solo, encantando o público com suas vozes e atuações. As músicas são executadas com instrumentos acústicos: piano e acordeão (Ogair Júnior) contrabaixo (Robertinho Carvalho) e bateria/percussão (Ramon Montagner).

Entre as canções escolhidas estão: Basta Um Dia, Bem Querer, O Meu Amor, Folhetim, Sob Medida, Terezinha, Tango de Nancy, À Flor da Pele, Olho nos Olhos, Atrás da Porta, Viver do Amor. As músicas não foram selecionadas de forma aleatória, seguem uma dramaturgia subliminar em cena. As cantoras incorporam a personalidade das personagens para dar mais vivacidade à interpretação.

Para interpretar as músicas do compositor carioca, o diretor Fernando Cardoso escolheu as cantoras ligadas artisticamente a Chico Buarque. Lucinha Lins já foi Vitória-Régia, a vilã de Ópera do Malandro (que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz), e a prostituta Nancy, de O Corsário do Rei. No cinema, fez Os Saltimbancos Trapalhões, baseado na peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov (uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen).

Tânia Alves gravou seu primeiro disco por intermédio de Chico Buarque e foi a protagonista Terezinha da montagem paulista de Ópera do Malandro, além de Bárbara, de Calabar. Em seus discos, sempre gravou músicas de Chico, como Tatuagem, Pássara e outras. Já Virgínia Rosa interpretou várias canções de Chico Buarque em sua carreira nos palcos, inclusive acompanhada da Brasil Jazz Sinfônica.

Em cartaz desde 2008, o espetáculo já foi visto em praticamente todas as capitais do Brasil e em centenas de cidades, com ótima receptividade de público e crítica. Indicado ao Prêmio Bibi Ferreira em quatro categorias: Melhor Musical Brasileiro, Melhor Diretor (Fernando Cardoso), Melhor Diretor Musical (Ogair Júnior) e Melhor Atriz (Tânia Alves).