Tecnologia domina o primeiro dia do CIAB Febraban 2018
Opiniao

Tecnologia domina o primeiro dia do CIAB Febraban 2018

Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Open Banking e Internet das Coisas (IoT) foram os grandes temas tecnológicos que dominaram a abertura da 28ª edição do CIAB Febraban (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), na terça-feira, 12, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, o CIAB apresenta as novidades e soluções tecnológicas para o setor, ícones do mercado e especialistas, com uma área de exposição de 36 mil m², 47 patrocinadores e mais de 350 palestrantes, que abordarão os mais diversos temas ligados à tecnologia bancária. O evento tem público estimado em mais de 20 mil visitantes durante os três dias.
Na sessão de abertura de terça-feira, falaram:
 Murilo Portugal, presidente da Febraban; Otávio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação, Banco Central do Brasil; Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, secretário de Estado da Fazenda, do Estado de São Paulo; Orlando Lindório de Faria, secretário Executivo do Gabinete do Prefeito de São Paulo; Maurício Minas, presidente do Conselho do Ciab, membro do Conselho de Administração e Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco; Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia da Febraban e diretor de TI do Banco do Brasil.
“O CIAB Febraban é o principal ponto de encontro entre executivos do segmento financeiro. Este ano, temos expectativas de um grande evento e de novo recorde de participações, já que a edição anterior, em 2017, o congresso registrou crescimento de 18% de público”, comenta Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban.
Neste ano, Inteligência Exponencial será o assunto central que norteará todo o conteúdo do evento. A ideia do tema é debater a dimensão exponencial da inteligência aplicada no volume de dados cada vez maior gerado pela humanidade.
O evento reúne mais de 150 expositores, empresas multinacionais, startups, companhias internacionais e fornecedores de diferentes soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Os visitantes têm contato com os lançamentos focados em IoT, análises de dados, segurança, uso da “nuvem” (cloud computing), bio-metria, Blockchain, entre outros, que são essenciais para apoiar a crescente evolução tecnológica do setor.
Além da participação de grandes e reconhecidas multinacionais, o Lounge Fintech, integrado à exposição e presente pela terceira vez no evento, reunirá startups em um ambiente propício para o networking com os executivos do setor.O evento promove, ainda, o já tradicional CIAB Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato envolverá fintechs e insurtechs, e, pela primeira vez, terá a participação de startups latino-americanas. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições
Criado em 1990, o CIAB vem incentivando desde a sua primeira edição, em 1991, o desenvolvimento da tecnologia e inovação.