Telefônica prioriza fibra óptica
Opiniao

Telefônica prioriza fibra óptica

15/12/12

Mais de uma centena de jornalistas participaram da reunião anual da Telefônica, na terça-feira (4/12), realizada no novo edifício-sede da Telefônica|Vivo, o Eco Berrini. Um dos anúncios do presidente Antônio Carlos Valente foi a prioridade para os projetos de expansão da rede de fibras ópticas, que hoje atende a 15 cidades do Estado. A rede está disponível atualmente para 1 milhão de domicílios (homes-passed). Com a expansão prevista para 2013, poderão ser oferecidas conexões para mais de 800 mil domicílios (ainda no critério de home-passed).
O principal serviço a ser oferecido deverá ser o de IPTV, ou seja, televisão sobre protocolo IP. No total, deverão alcançados cerca de 2,5 milhões de domicílios potenciais destinados a IPTV, segundo o diretor-geral da Telefônica|Vivo, Paulo César Teixeira.
Para o presidente do Grupo Telefônica, a implantação da rede 4G e a ampliação de domicílios atendidos com conexão ultrarrápida à internet via fibra óptica são duas das prioridades da empresa para 2013. Hoje, já somam 106 mil os acessos de clientes Vivo feitos por meio de fibra óptica, cuja rede está disponível para cerca de 1,2 milhão de domicílios.
Na avaliação da empresa, a aquisição do bloco mais importante do leilão 4G da Anatel foi um dos marcos para a empresa neste ano. Isto permitirá à operadora viabilizar o acesso de seus produtos a um número cada vez maior e mais exigente de clientes.

Lançamento: Vivo Play
Uma das novidades anunciadas pela Telefônica para 2013 é o aplicativo Vivo Play, para acesso a conteúdos de entretenimento via internet. O produto chega com características inéditas no mercado, ao reunir mobilidade, disponibilidade de amplo catálogo de títulos mediante assinatura mensal e oferta de lançamentos, que poderão ser acessados on demand. É um serviço over-the-top e nasce com um repertório de 3,5 mil títulos, entre filmes, séries, desenhos, músicas e documentários, e disponível aos smartphones Android, tablets, XBox e TVs conectadas da LG e da Samsung.
Para o lançamento, o Vivo Play oferece um acervo on-demand para aluguel de 248 títulos a R$ 6,90 e outros 88 filmes em alta definição (HD) a R$ 9,90. É provável que, em 2013, a Telefônica Vivo lance um modelo de set-top conectado, uma caixinha simples para acesso por meio de televisores analógicos.
“Com o lançamento do Vivo Play, a Telefônica Vivo reforça a sua aposta no negócio de vídeo e de entretenimento”, diz Valente. “Vamos intensificar ofertas de serviços convergentes. Esta é uma tendência irreversível no mercado”, anunciou ele.

Resultados
A Telefônica informa que deu sequência neste ano ao plano de investimentos elaborado para o período de 2011/2014, no valor de R$ 24,3 bilhões, “voltando sua atuação para dois grandes pilares: a qualidade e a inovação”. A manutenção da maior fatia de mercado foi consequência desse esforço, já que a marca registrou aumento de 11,6% na base de clientes no fim do terceiro trimestre de 2012, em relação a igual período do ano passado.
Em setembro de 2012, a empresa detinha 91,9 milhões de acessos – entre móveis e fixos. Segundo o último balanço da Anatel, de outubro, a Telefônica|Vivo segue liderando o mercado de telefonia móvel brasileiro, com uma participação de 29,42% e um total de 76,2 milhões de linhas móveis.

Inclusão digital
Outro destaque em 2012 ocorreu em novembro, quando o grupo concluiu o que a empresa considera “um dos mais ambiciosos programas de inclusão digital do País”, o Plano Internet Brasil, com a cobertura com tecnologia de terceira geração (3G) para 3 mil municípios.
Antônio Carlos Valentes disse que “esse total é maior que a soma das cidades atendidas pelas demais operadoras móveis juntas”. A cidade contemplada número 3 mil foi Ribeira do Amparo, na Bahia, que fica a 257 quilômetros de Salvador e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes.

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br