Temer participa de Encontro Jurídico em Santo André
Política

Temer participa de Encontro Jurídico em Santo André

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), receberam o ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), na quarta (9), durante o 2º Encontro Jurídico, que aconteceu no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.

O evento cujo tema era “O debate sobre a Democracia” teve como objetivo fortalecer a advocacia da cidade, transmitir conhecimento e promover networking. Também homenageou os profissionais do Direito pelo Dia do Advogado (11 de agosto).  

“É um grande orgulho trazer um evento desta magnitude ao Cine Theatro Carlos Gomes. Agradeço a confiança, apoio, e vejo que estamos no caminho certo. Em Santo André unimos a boa gestão e o cuidar das pessoas. E este debate traz importantes figuras que vão contribuir muito com a cidade e uma sociedade melhor”, disse o prefeito.

Na ocasião, o ex-presidente discorreu sobre a relevância da Constituição Federal, falou sobre democracia, e ainda sobre a polarização política no País. “Ao longo do tempo, as pessoas vão se esquecendo, que na Democracia é fundamental a participação de todos. Um governo é feito de ideias, que são debatidas com diversos grupos. Quem se opõe ao governo, também apresenta suas ideias. É isso que faz uma democracia, é o regime da contestação, do debate de diferentes concepções de mundo”, afirmou.

Temer avaliou que o Brasil vive uma radicalização e não polarização. “O que há hoje é uma radicalização de grupos e isso tem levado à agressividade verbal. Em alguns casos, até à agressividade física, como temos vivenciado no nosso passado recente. Essa agressividade é maléfica e não está prevista no texto constitucional. Na verdade, é o contrário, ela é proibida no texto constitucional. Essa radicalização, infelizmente, é crescente no nosso sistema político. Precisamos tomar cuidado para isso não se tornar uma regra para se opor à determinada ideia. É preciso discussão, debate, e não ataques”, enfatizou.

O evento também contou com a presença do desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Marcelo Vieira de Campos; o juiz de direito e diretor do Fórum de Santo André, Marcelo Franzin Paulo; a presidente da OAB São Paulo, Patrícia Vanzolini; o presidente da OAB subseção Santo André, Leonardo Dominiqueli; o secretário de Assuntos Jurídicos de Santo André, Caio Costa e Paula e o professor titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP, Alamiro Velludo Salvador Netto.