Terminais de pagamento já se tornaram populares
Opiniao

Terminais de pagamento já se tornaram populares

12/04/14

E como exemplo disso cito o número dessas maquininhas leitoras que lêem os cartões de débito e crédito mais populares – como Visa, Master Card e American Express. O Brasil já tem mais de 4,2 milhões dessas máquinas e mais de 250 milhões de cartões de débitos dos clientes de bancos. E o que mais impressiona é o valor total das compras e pagamentos em 2013 foi de R$ 800 bilhões.
Mas há agora uma novidade no uso dos cartões de débito e crédito, que é a inclusão de pequenos prestadores de serviços que não aceitavam cartões porque os custos de aquisição ou de aluguel de uma máquina leitora era muito alto. Hoje, os grandes beneficiários são as microempresas ou prestadores autônomos de serviço – que incluem taxistas, eletricistas, manicures, doceiras, vendedoras porta a porta, personal trainers e técnicos em geral.
Como funciona esse novo tipo de serviço
Em lugar de uma máquina leitora de cartões de débito ou crédito, esses prestadores de serviço recebem um leitor de cartões de crédito que custa apenas R$ 79,00. É um leitor de cartões de chip acoplado ao celular ou tablet permite que profissionais autônomos e microempresas aceitem as principais bandeiras de cartão de crédito, entre as quais, Visa, Mastercard, Amex e Elo. Esse é o primeiro produto da SumUp, uma start up alemã, que opera no Brasil há quatro meses e a aceitação desse novo meio de pagamento pelos prestadores de serviço tem sido positiva. Tanto assim que outro dia em paguei uma corrida de táxi com cartão de crédito e o motorista me disse que já estava ganhando mais clientes, inclusive turistas internacionais.
Esse leitor de cartões criado pela SumuUP já existe na Europa e é opção de crédito ou POS (ponto de venda) móvel que deve expandir-se muito mais no País neste primeiro semestre de 2014, a um ritmo de 10.000 novos clientes por mês. E a empresa ainda antecipa os créditos desses prestadores de serviços – para que eles não tenham que esperar 40 dias ou prazos maiores para receber pagamentos pelas empresas de cartões de crédito. Segundo a empresa, até o final do primeiro semestre estará disponível a opção de débito.
Os prestadores de serviços que quiserem mais informações sobre esse sistema podem entrar no site www.sumup.com.br

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br