Transformação digital define o futuro do CREA-SP, diz seu presidente
Opiniao

Transformação digital define o futuro do CREA-SP, diz seu presidente

Segundo o presidente do Conselho do CREA, o Engº de Telecom, Vinicius Marchese Marinelli, está em curso no CREA-SP, um processo de Transformação Digital sustentado por cinco pilares:
• gestão transparente e colaborativa,
• fiscalização digital,
• serviços ágeis e inteligentes,
• capacitação profissional
• e conexão com empresas e governos.
Na avaliação do presidente do Conselho, o Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli, com esse olhar de transformação, a entidade poderá ampliar as atividades de fiscalização; implantar um programa de Compliance com técnicas que permitam a integridade da administração pública; capacitar tecnicamente o quadro de funcionários; intensificar a comunicação institucional por meio de canais digitais e a representatividade do conselho. “As novas práticas permitirão ampliar a relação com as entidades de classe e valorizar profissionalmente os registrados.”
Segundo Vinicius Marchese, essas medidas “abrirão espaço para a inovação, para que todos os atores do nosso sistema possam falar a mesma linguagem. A transformação digital garantirá melhores serviços, dentro dos padrões de ética do CREA-SP, instituição fundamental para o dia a dia da sociedade”.

Uma gestão mais ágil
O CREA-SP busca trazer as melhores práticas das empresas inovadoras da iniciativa privada, que utilizam abordagens de gestão ágil e colaborativa. “Estamos focados em atender as novas demandas do mercado, estabelecer a ética profissional e, principalmente, ampliar a nossa presença de fiscalização para manter a sociedade mais segura “, acrescenta o presidente do Conselho.
O CREA-SP já criou recentemente uma Gerência de Projetos e Inovação. “Isso faz parte da Transformação Digital pela qual nosso Conselho passará e vai ao encontro das solicitações que sempre recebemos em nossas visitas pelo estado de São Paulo. O trabalho da nova área trará mais eficiência no atendimento e proximidade com o registrado”. Faz parte da transformação a criação de um laboratório de inovação para a execução dos novos projetos de mudança.
Mas, o principal é que tudo isso vai resultar num projeto em parceria com os profissionais registrados. “Temos uma página na internet disponível para que aconteça esse diálogo de maneira permanente, que pode ser acessada a partir do site http://transformacao.creasp.org.br/. Entrem e falem conosco. Sugiram, critiquem, comentem. O CREA-SP tem mais novidades para contar, dentro do ‘engenho’ que é usar a tecnologia para me-lhorar a vida de todos”.
Instalado há 86 anos como autarquia federal, o CREA é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O CREA-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com mais de 320 mil profissionais registrados e cerca de 75 mil empresas registradas.