Transformação Digital – TD
ARY SILVEIRA BUENO

Transformação Digital – TD

Seu impacto na gestão das empresas
Se há algo que chega a ser indiscutível é a aceleração exponencial da Transformação Digital – TD globalmente, devido ao efeito da pandemia da Covid19.
São vários os conceitos e definições possíveis de TD. Resumidamente poderia ser mudança para um novo modelo mental da pessoa (novo mindset). No entanto, o que mais cabe aqui é a definição que se segue, a qual está na Carta para Cidades Inteligentes, documento muito interessante de maio de 2021 do governo brasileiro. Ele traz nas páginas 15 e 16:
“Transformação Digital – TD, é o fenômeno histórico de mudança cultural provocada pelo uso disseminado das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas práticas sociais, ambientais, políticas e econômicas. A transformação digital provoca uma grande mudança cultural, inédita, rápida e difícil de entender na sua totalidade. Afeta mentalidades e comportamentos nas organizações, governos, empresas e na sociedade de forma geral.”
Considerando esta definição dizer que provoca uma grande mudança cultural, cabe aqui destacar um conceito bem importante de cultura, que é dado por Carolyn Taylor. Ela foi entrevistada no Brasil, juntamente com o técnico Bernardinho, em vídeo que pode facilmente ser acessado no Google. Diz ela:
“A Cultura de uma organização está relacionada ao que é de fato valorizado por meio do que as pessoas fazem, mais do que por meio do que dizem. Quando a atitude e a fala não se alinham, será a atitude que determinará a cultura.”
Observe que aqui não estamos falando ainda de cultura digital, o que com o forte impacto da TD, provocada pela pandemia, não deve de jeito nenhum ser ignorada que ela deve existir, sem o que o processo de mudança para o novo modelo mental mencionado, não se dá, não se efetiva.
Mas o que isso tem a ver com a gestão da empresas? Tudo!
No livro: Como grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir, é recomendado que se comece pelo Porquê, sem isso fica difícil.
Este famoso livro, em áudio book, pode ser facilmente acessado no Youtube.
O livro destaca entre tantas contribuições, que a Declaração de Visão da empresa tem a ver com o Porquê e a Declaração de Missão, com o Como, e isso faz todo sentido.
São quatro as Diretrizes que uma empresa deve observar, para se estruturar e fazer frente ao conhecido mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). São elas:
O Propósito, a Visão, a Missão e os Valores.
Considerando a definição acima dada para TD – que provoca uma grande mudança cultural, fica aqui a dica que se faz necessário revisar qual o real impacto da TD em nossa empresa e a partir daí, adaptarmos/atualizarmos as referidas quatro Diretrizes à realidade que estamos vivendo e vivenciando, vindo do impacto da TD em nossas atividades, operacionais, táticas e estratégicas.
Pode ser difícil se adaptar, mas se nos dermos conta que o impacto existe, é grande e precisa ser cuidado, será um grande passo para que não sejamos afetados de forma a não se ter mais como nos mantermos, nos reerguermos e ao contrário, fazendo as mudanças necessárias e sendo felizes em suas adaptações, termos a continuidade do nosso negócio, forte e sustentável.
Tempos desafiadores, oportunidades de ouro.