Turismólogo: profissão reconhecida após 30 anos
Opiniao

Turismólogo: profissão reconhecida após 30 anos

O projeto de lei que reconhece a profissão de turismólogo foi aprovado recentemente e desta forma o documento será encaminhado à sanção presidencial.
Esse reconhecimento da profissão é o primeiro caminho para regulamentar essa atividade, ainda inédita para a categoria e só para esclarecer como houve uma demora imensa para aprová-lo, pois esse projeto tramitava há 30 anos no Congresso e finalmente conseguiram levá-lo a plenário para a competente aprovação.Diante do exposto poderá, dentro de algum tempo, fazer parte do Cadastur, pois até agora essa profissão não existia oficialmente e na opinião da Professora Tânia Omena, Presidente da ABBTur, logo será legitimada.
Prezados leitores, imaginem que há mais de 200 mil bacharéis que ainda não estão sendo aproveitados nesse interessante mercado de trabalho, e o Projeto de Lei estabelece 18 atividades relacionadas a essa importante profissão.
Com a atual aprovação, serão colocadas pessoas nas competentes esferas do governo do País por intermédio de concurso público.
O Projeto de Lei estabelece 18 atividades relacionadas à nova profissão de turismólogo; como organizá-lo; como dirigir estabelecimentos ligados ao turismo; classificação de locais de interesse com o competente aproveitamento do mercado de trabalho.
O Projeto de Lei aprovando essa nova profissão, estabelece como organizar e dirigir estabelecimentos ligados à área; coordenar a classificação de locais de interesse, aproveitando recursos naturais e culturais; propostas para o competente desenvolvimento do setor dos municípios; regiões e Estados da Federação; criação e implantação de roteiros; pesquisar informações sobre a demanda turística e demais interesses que obviamente irão surgindo para uma nova e importante profissão.
Obviamente ainda faltam certos detalhes pois tudo aquilo que é novo deve ser lapidado e acertado.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.