TV paga perde assinantes e fecha 2015 com retração
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TV paga perde assinantes e fecha 2015 com retração

Aumento do ICMS em 2016 tende a encarecer o serviço e intensificar a retração do setor

O setor de TV por assinatura foi diretamente influenciado pela alta da inflação e a retração econômica vivenciada este ano. Este cenário contribuiu para a diminuição do poder de compra e elevação das taxas de inadimplência, principalmente das classes mais baixas, o que obrigou as operadoras interromperem o serviço a esses clientes. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) previa para 2015, uma estagnação no número de assinantes. No entanto, com a crise econômica, houve uma retração. O setor começou a perder assinantes em abril e até outubro, o total de clientes recuou 1,8%, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Telefônica Vivo, que focou em clientes de maior poder aquisitivo oferecendo produtos de fibra e canais de alta definição, foi a única a ganhar assinantes entre janeiro e outubro. Já a NET, fez mais de 83 mil desconexões em dez meses, principalmente em clientes de classes mais baixas.  A Oi também perdeu clientes e irá focar na melhora dos produtos de TV para atingir também as classes A e B. A Sky tem dificuldades, pois não pode concorrer com as demais na venda de pacotes com TV, internet e telefone. Com o aumento do ICMS previsto para 2016 e aumento dos preços para os serviços de TV paga, pode haver intensificação da retração do setor.