UBSs de Diadema recebem 12 mil pessoas para multivacinação
Cidades

UBSs de Diadema recebem 12 mil pessoas para multivacinação

No sábado (7), 12.651 pessoas foram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema para ações de vacinação e saúde da mulher. Dessas, 4.548 para avaliarem a carteirinha de vacinação e atualizarem as doses em atraso, durante o Dia D de Mobilização para a Campanha de Multivacinação nas 20 UBSs da cidade e no posto do Shopping Praça da Moça. As informações são da prévia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A sistematização total dos dados será feita ao longo da próxima semana.

Nove UBS (Canhema, Centro, Eldorado, Inamar, Maria Tereza, Nova Conquista, Paineiras, Paulina e Reid) contaram com o reforço de voluntários do Rotary Club, entidade que presta serviços humanitários, na divulgação e mobilização do Dia D com personagens infantis e decoração especial.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, o secretário de saúde, José Antônio da Silva, e o mascote Zé Gotinha percorreram a cidade para acompanhar as atividades nos postos de vacinação. “Hoje foi um dia para reforçar a importância de proteger as crianças e os jovens. Além disso, durante a semana, nossas equipes estão preparadas para acolher a população, orientar e atualizar as doses. Vacina é vida”, lembrou o secretário.

Erika Ferreira Rodrigues atendeu a convocação do Dia D e foi à UBS Reid para se vacinar contra covid-19 e influenza e atualizar a caderneta de vacinação dos filhos Ingrid, de três anos, e Alisson, de 14 anos. “Veio a família toda. É muito importante manter a vacina em dia. E no sábado é muito bom porque ajuda quem trabalha e não consegue ir à UBS durante a semana”, completou.

A campanha segue até 31 de outubro nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.Voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, ou seja, 14 anos, 11 meses e 29 dias, a ação tem o objetivo de reverter a tendência de queda das coberturas vacinais nos últimos anos e, assim, reduzir o risco de reintrodução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis.

As vacinas disponibilizadas são BCG, DTP, dTpa, difteria e tétano, febre amarela, hepatite A, hepatite B, HPV quadrivalente, meningocócica ACWY, meningocócica C conjungada, pentavalente rotavírus, pneumocócica 10V, tetra viral (SCR e varicela), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), varicela, VIP e VOPb.

“Quero parabenizar a equipe de saúde. São quase 4 mil servidores e servidoras empenhados na qualidade da saúde da população de Diadema. Esse sábado foi um dia extraordinário. Além da vacinação, tiveram outras ações como o Projeto Lentes do Saber, Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Formação em Planejamento Participativo e as ações do Outubro Rosa. Tudo isso mostra uma cidade dinâmica e que incentiva a participação dos moradores”, ressaltou Filippi.

Saúde da Mulher

As unidades também aproveitaram a abertura no final de semana para ofertar ações de cuidado à saúde da mulher, com orientações e coleta de papanicolau, e ações para 6.720 beneficiários do Programa Bolsa Família.

Luzeni de Oliveira Santos, moradora do Parque Reid, foi até a UBS que leva o mesmo nome do bairro para realizar coleta de papanicolau e pesagem do Programa Bolsa Família. “Aproveitei e fiz tudo em um dia só, foi maravihoso. Neste mês, que fala da saúde da mulher e prevenção do câncer, é muito interessante ter ações como essa. Nós mulheres temos que nos cuidar para viver mais”, afirmou.

A mamografia de rotina é solicitada pela Unidade Básica de Saúde de referência ou equipe de mastologia do serviço especializado. Atualmente, para casos prioritários, o agendamento do exame é realizado em menos de um mês. Já para pacientes de rastreio, o agendamento é de, no máximo, três meses. Não há fila de espera para especialidade de mastologia no Quarteirão da Saúde.

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa no site da prefeitura (www.diadema.sp.gov.br) ou na UBS de referência.