Um belo histórico do Senai em Santo André
Opiniao

Um belo histórico do Senai em Santo André

 O SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no município de Santo André registra um belo histórico.
Aliás, essa união deu tão certo que, graças a ela muitos andreenses conseguiram galgar os degraus da educação e da qualificação profissional com muito sucesso.
Queremos lembrar que o SENAI foi criado em 22 de janeiro de 1942 pelo petebista Presidente Getúlio Vargas. Nessa época quando a indústria brasileira enfrentava as agruras da Segunda Guerra Mundial e a demanda por mão de obra qualificada aumentava, essa Escola diferenciada surgiu implantando o ensino industrial de qualidade ímpar em nosso país.
Em 1947, quando o nosso município já era o terceiro maior centro industrial do país – superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro – foram iniciadas as obras da construção da Escola SENAI de Santo André.
Em 15 de julho de 1950, essa Escola iniciou suas atividades no edifício localizado na esquina das ruas Bernardino de Campos e Campos Sales, no centro da cidade.
Com o aumento das indústrias, a Escola Senai transferiu-se para um novo prédio, construído na Avenida Santos Dumont nº 300, uma das principais vias de interligação entre as cidades da região.
Esse novo edifício, situa-se em um terreno de 17.347m² com área construída de 11.352m², sendo inaugurado em 10 de setembro de 1973, ampliando as atividades de caldeiraria, serralheria e solda.
Em 1980, recebeu a denominação de Escola Senai “A. Jacob Lafer” uma homenagem ao Dr. Abraão Jacob Lafer por seus serviços prestados à indústria brasileira e por sua profunda convicção quanto a importância do ensino profissionalizante em nosso país.
Em 1999, a unidade conquistou o título de Centro Modelo de Educação Profissional-CEMEP-categoria Bronze, conferido pelo Departamento Nacional do SENAI. Nesse mesmo ano, foi implantado o curso técnico de eletroeletrônica.
No ano 2010, comemoraram-se os excelentes e redondos 60 anos de contribuição de estudo de ensino profissionalizante em nosso país, especialmente em Santo André.
Temos notícia que, com a excelência e qualidade de ensino do SENAI, além da formação de competentes profissionais para a indústria, em sua relevante trajetória formou, como ainda forma, uma plêiade ímpar de cidadãos, em todos os setores da sociedade.