Vacina de Oxford previne em 80% hospitalização de idosos por Covid
Saúde

Vacina de Oxford previne em 80% hospitalização de idosos por Covid

A vacina AstraZeneca/Oxford tem mais de 80% de eficácia para prevenir hospitalizações pela Covid-19 nos pacientes com mais de 80 anos após uma dose, segundo estudo realizado pela Agência de Saúde Pública da Inglaterra.

Outro estudo, conduzido na Escócia com 5,4 milhões de pessoas, já havia mostrado que o imunizante previne infecções graves. As novas evidências fizeram com que França e Alemanha, antes reticentes à imunização de idosos, revertessem a decisão.

A agência reguladora da União Europeia recomendou, em janeiro, o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca para todos os grupos etários, mas Alemanha, França, Itália, Suécia e Polônia, entre outros países, decidiram não recomnedar o uso para pessoas com mais de 65 anos por “insuficiência de informação em relação à eficácia”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou, há quase um mês, que a vacina da AstraZeneca é segura e eficaz e deve ser amplamente utilizada, incluindo idosos com mais de  65 anos.

O estudo da PHE também revelou que a proteção contra a Covid-19 sintomática nos pacientes com mais de 70 anos era de 60% a 73% para a vacina da AstraZeneca quatro semanas após a primeira dose. No caso da Pfizer, a proteção ficou entre 57% e 61% após a primeira dose.