Varejo fecha mais de 200 mil lojas no país
Negócios

Varejo fecha mais de 200 mil lojas no país

O atual cenário do Brasil não está favorável ao Varejo. Em 2015, cerca de 100 mil lojas foram fechadas e este número pode-se repetir este ano, devido ao avanço do desemprego e da desaceleração da atividade econômica. Se isto se concretizar, serão 200 mil estabelecimentos fechados em dois anos e o país voltará a ter o mesmo número de lojas que possuía em 2008.
Segundo Associação de lojistas, para não desaparecerem em meio a crise, lojas grandes com muitos funcionários estão mudando para o formato ‘box’, na qual conseguem operar com apenas dois vendedores. Outros segmentos afetados são os shoppings. Dados do Ibope mostram que, em fevereiro deste ano, havia 12,1 mil lojas vagas nos 498 shoppings em operação no país. Este número corresponde a 15% do total de 81 mil pontos de vendas.  Nos shoppings mais novos, quase metade das lojas está vazia e não foram alugadas ou vendidas.
A grande dificuldade do varejo está em prever como ficará o processo de encolhimento do setor no segundo semestre. Segundo Fábio Bentes, economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, “ainda há um cenário de incertezas políticas muito grande, com efeito direto sobre a confiança dos investidores e do consumidor. Então é difícil uma previsão certeira considerando esse ambiente mais tumultuado.”