Vemos o que pensamos e não o que é
Opiniao

Vemos o que pensamos e não o que é

07/12/13

Vivemos uma realidade ou uma ilusão das coisas? Aquilo que vemos, tocamos, escutamos e cheiramos, corresponde à realidade dos objetos ou criamos as sensações conforme a experiência que temos acumuladas. Se vivemos uma correria no dia a dia, estressados, cobrando resultados, com auto crítica, excesso de pensamentos e preocupações de todos os tipos, podemos sentir as coisas como elas realmente são?
Os pensamentos que temos formam as coisas e nos iludem criando uma realidade que não existe a não ser em nossas cabeças. É muito comum vermos diversos pontos de vista com muitos assuntos porque cada cabeça traz a sua própria criação da realidade. Isso pode provocar muitos conflitos nos relacionamentos porque reagimos automaticamente aos estímulos externos e internos e nos falta um tempo de reflexão. Este tempo é fundamental para quebrarmos o automatismo no ver, ouvir, tocar, sentir e pensar e ter uma experiência diferente no contato direto com alguém ou alguma coisa.
Esta experiência só acontece no presente onde todas as funções físicas e psíquicas estão integradas no momento. Desta forma podemos romper com a escravidão do tempo e do espaço.
A liberdade é a opção de poder escolher como reagir às experiências externas e internas. Dificilmente conseguimos um tempo para relaxar e acumulamos coisas continuamente gerando uma pressão interna que só poderá ser controlada, até certo ponto, com remédios. É importante observar com atenção as atitudes no falar, no pensar, no comer, beber, e no agir para sentirmos se estamos conduzindo bem a nossa vida ou se estamos agredindo nosso corpo e nossa mente.
Dê um tempo para meditar, não corra demais para não atropelar os sentimentos e a sua intuição. A verdadeira voz do coração só pode ser ouvida quando aprendemos a relaxar e soltar o passado, soltar as velhas crenças e o peso que acostumamos a carregar.
www.reabilitaac.com.br

Prof. Almir de Carvalho especialista em Acupuntura em Pequin (China), pós graduado em Yoga na FMU. Criador do projeto Yoga online.