Venda de iPhones pode ser proibida nos EUA
Opiniao

Venda de iPhones pode ser proibida nos EUA

Há rumores de que a Qualcomm esteja pedindo a suspensão da venda dos iPhones nos EUA, porque a Apple se recusa a pagar os direitos acordados para uso dos chips Snapdragon.
Pode ser que a Qualcomm esteja pedindo a suspensão da venda dos iPhones nos EUA, porque a Apple se recusa a pagar os direitos acordados para uso dos chips Snapdragon.
A Qualcomm não concorda com a decisão da Apple de suspender o pagamento de bilhões de dólares em taxas de licenciamento pela tecnologia de chips de smartphones, a Qualcomm planeja solicitar que a International Trade Commission (ITC )dos EUA proíba as importações de iPhones, de acordo com uma pessoa familiarizada com a estratégia da empresa. As informações são da Bloomberg.
A Qualcomm requer à ITC que proíba a importação do iPhone, que é fabricado na Ásia, pedido que, se aceito, significará o bloqueio das vendas do produto da Apple no mercado americano, o mais importante para a Apple, antes que o iPhone 8 seja anunciado em setembro.
Que acontecerá se a ITC vier a aprovar o pedido da Qualcomm? A consequência mais curiosa é que a medida iria favorecer a ideia de Trump de proibir a Apple de importar seus produtos fabricados na China. E, como consequência, a Apple seria obrigada a produzir seus produtos eletrônicos nos Estados Unidos.
Trump diz que se a Apple fabricasse tudo nos EUA, seriam criados milhares de novos empregos no país. Mas Tim Cook já havia respondido que, para baixar os custos de produção nos EUA, a Apple seria obrigada a robotizar ao máximo seus processos de fabricação – e, portanto reduzir a demanda de mão de obra americana.
Especialistas dizem, entretanto, que a proibição da importação pela ITC dificilmente será aprovada.