Visitando a China – Taiwan
Opiniao

Visitando a China – Taiwan

O Dr. Antonio Dias Reis, conceituado acupunturista, passou mais de vinte dias na China.
Em reunião na minha casa – onde nos encontramos uma ou duas vezes por mês, com professores, advogados, médicos, engenheiros, paramédicos e outros – ouvimos o relato inicial do Dr. Antonio, formado pela Faculdade de Medicina do ABC – Santo André.

Dr. Reis, trabalha há mais de trinta anos com acupuntura, incluindo shiatsu, do-in e conhecimentos orientais e ocidentais sobre a estrutura músculo-esquelética.
A primeira grande observação feita pelo Dr. Antonio foi a notável organização de Taiwan, em todos os seus aspectos. Burocracia do funcionalismo público e burocracia empresarial funcionam maravilhosamente bem. Tudo funciona com senso de planejamento, de horário, visando cada vez mais um melhor ordenamento das práticas do cotidiano.

Em segundo lugar, o visitante evidenciou educação integral de doze horas diárias, do pré-escolar ao ensino superior. Tal prática encontra reforço ou fundamento na vida familiar, que incita atividades escolares com disciplina em todos os sentidos.
Há também, pelos chineses de Taiwan, uma preocupação de alimentação sadia, com produtos hortigranjeiros, sem muita carne, gorduras e açúcar. Aguardemos novas convivências!

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.