Vivo é destaque no prêmio “As Melhores na Gestão de Pessoas 2018”
Opiniao

Vivo é destaque no prêmio “As Melhores na Gestão de Pessoas 2018”

A Vivo, marca da Telefônica no Brasil, está entre as três melhores empresas na categoria acima de 17 mil colaboradores, segundo o ranking “As Melhores na Gestão de Pessoas 2018”, promovido pelo jornal Valor Econômico. Em sua 16ª Edição, o estudo é elaborado em parceria com a consultoria Mercer, especializada em pesquisas e engajamento de funcionários no mundo todo. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda (12), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e apresentou as 35 melhores empresas na gestão de pessoas no Brasil.
As empresas que participaram do estudo tiveram um percentual de seus funcionários respondendo sigilosamente a um questionário com 43 perguntas quantitativas, além das qualitativas dirigidas às gerências de recursos humanos. Na pesquisa deste ano, a intenção era observar a prosperidade nas organizações a partir de três dimensões: a cultura de integridade, a agilidade organizacional e a liderança responsável. A força de trabalho foi analisada pelo ambiente saudável, pelas recompensas justas e pela oferta de carreiras atraentes. Para chegar ao indivíduo próspero, foi identificado se ele é energizado, se exerce potencial completo, se está capacitado e se é pleno no que faz. Somado a isso vem o índice de engajamento, o quanto ele recomenda, tem orgulho, é comprometido e motivado no lugar onde trabalha.
Além de robustos programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas, a Vivo possui iniciativas diferenciadas que favorecem o bom ambiente corporativo, como o programa “Vem de Você”, que libera o colaborador dos padrões de dress code tradicionais do ambiente corporativo, o incentivo à meditação, com ambiente especialmente preparado para a prática, gaming house, com espaço para jogar on line, e o Vivo Digital Labs, espaço de inovação criado para promover o espírito de start up.
A empresa mantém ambientes onde todos se sintam estimulados a desenvolver seu potencial numa dinâmica produtiva de maior compartilhamento, colaboração, mais trabalho transversal e menos barreiras para realizá-lo, como coworking e a prática de mobility, que permite maior flexibilidade e qualidade de vida aos colaboradores. Em 2018, a operadora lançou o Programa Vivo Diversidade, que estimula a cultura inclusiva e um ambiente mais diverso, para que todos se sintam à vontade para serem como são, tendo suas diferenças respeitadas. A Vivo gera 32,6 mil empregos diretos e mais de 121 mil indiretos e é considerada uma das principais marcas empregadoras do país.
Como as PMEs usam serviços digitais para se manterem competitivas
Esse infográfico personalizado para o Brasil, possui dados relevantes da pesquisa realizada pela Telefónica, feita com pequenas e médias empresas (PMEs) em todos os mercados onde a empresa atua.
As informações são referentes ao uso que estas têm feito dos novos serviços digitais e os planos para usá-los nos próximos anos, e desmistifica aspectos ainda recorrentes da digitalização, tais como “serviços digitais são caros”, “serviços assim não servem para pequenas empresas”, “a segurança não é um ponto tão sensível”, entre outros. Apesar de ser uma pesquisa de 2016, este é o estudo mais recente da empresa sobre este assunto.