Você não está paranóico por cobrir sua webcam (I)
Opiniao

Você não está paranóico por cobrir sua webcam (I)

John Gonçalves é um pouco independente. Ao contrário de quase todas as pessoas que conhece, ele não cobre a minúscula webcam na parte superior da tela do laptop com um controle deslizante de plástico ou um pedaço de fita adesiva.
“Todo mundo diz: ‘Cubra sua webcam. As pessoas podem estar te observando.’ Mas estou pensando comigo mesmo, por que alguém iria querer me assistir?” – disse Gonçalves, um estudante de 19 anos em um ano sabático em Toronto.
Qualquer pessoa que espiar sua vida ficaria real mente entediada, disse ele. Por que ele deveria se importar se alguém muito longe o veja a fazer os deveres de casa ou a enviar e-mails? Mas quando ele precisa mudar de roupa ou ter uma conversa particular, ele fecha a tela – só para garantir.
Gonçalves tem razão, segundo especialistas em segurança. É improvável que os cibercriminosos estejam sentados do outro lado de uma webcam comprometida, comendo pipoca e vendo você dobrar toalhas. Mas isso não significa que a câmera do seu dispositivo não seja um vetor potencial para espionagem. Os hackers podem se infiltrar em sistemas operacionais desatualizados ou comprometer os aplicativos aos quais você concedeu acesso à câmera. Nesse sentido, uma cobertura física para a câmera é uma maneira fácil e barata de assumir o controle de sua privacidade e obter um pouco de paz de espírito.
“Se você ainda estiver preocupado, a melhor coisa é um dispositivo físico, como um Post-it, para fazer você se sentir melhor do que está tornando isso impossível”, disse Asaf Ashkenazi, diretor de operações da empresa de segurança Verimatrix.
Mas há uma questão maior em jogo aqui, disse Kavya Pearlman, CEO e cofundadora da XR Safety Initiative, uma organização sem fins lucrativos que se concentra em privacidade e segurança em realidade virtual, realidade aumentada e configurações de realidade mista. As câmeras de nossos laptops, telefones e tablets são agora apenas algumas das muitas câmeras capazes de registrar nossas atividades. Em breve, câmeras em dispositivos vestíveis como óculos poderão capturar todos os momentos de nossos dias, disse Pearlman. Como protegeremos nossa privacidade quando estivermos cercados por mais câmeras do que nossos Post-it podem cobrir?

Como malfeitores acessam as câmeras
Sistemas operacionais desatualizados – software que você não atualiza há algum tempo – são uma das maneiras pelas quais os hackers podem obter acesso às câmeras. As atualizações de software geralmente incluem correções para vulnerabilidades de segurança, portanto, quanto mais você ficar sem atualizar, maior será a probabilidade de seu sistema conter bugs que os hackers podem usar para invadir. Ativar as atualizações automáticas ajuda a evitar uma série de problemas de segurança. (Continua)