WhatsApp lança serviços comerciais (final)
Opiniao

WhatsApp lança serviços comerciais (final)

O WhatsApp historicamente tem hesitado em ganhar dinheiro com seu serviço. Os fundadores da empresa rejeitaram os anúncios no aplicativo e, depois de brincar com a noção de cobrar de cada usuário US$ 1 por ano para usar o serviço, os executivos do Facebook rejeitaram a ideia como muito anêmica e difícil de escalar.
Em 2018, os fundadores do WhatsApp estavam saindo pela porta. Zuckerberg anunciou um plano para unir todos os serviços de mensagens nos aplicativos que possui – WhatsApp, Messenger e Instagram. A empresa fez mudanças que permitiram ao Facebook obter mais informações sobre como as pessoas usam o WhatsApp. O WhatsApp afirma que nenhuma dessas alterações foi usada para fins de rastreamento de anúncios.
Simultaneamente, o alcance do WhatsApp continuou a se espalhar globalmente, abraçado por milhões de usuários no Brasil e na América do Sul, bem como em todo o Oriente Médio e grande parte da União Europeia.
Muitos deles incluíam pequenas e médias empresas que usavam o WhatsApp gratuitamente para falar com os clientes. Mas a experiência, disse o WhatsApp, foi desajeitada e às vezes difícil de navegar, e não foi projetada com serviços comerciais em mente.
O novo produto do WhatsApp deve responder a esses problemas e pode permitir que essas empresas se comuniquem mais facilmente com seus clientes usando o aplicativo. Os serviços de hospedagem em nuvem serão fornecidos gratuitamente para empresas que usam a API Cloud.
Zuckerberg disse que mais de um bilhão de usuários se conectam com empresas através dos serviços de mensagens da Meta toda semana, e que o novo produto tornaria as coisas mais fáceis para empresas e clientes.
“Hoje, a maioria de nós usa nossos feeds para descobrir conteúdo interessante e se manter atualizado”, disse Zuckerberg no evento. “Mas para níveis mais profundos de interação, as mensagens se tornaram o centro de nossas vidas digitais.”