WhatsApp lança serviços comerciais (I)
Opiniao

WhatsApp lança serviços comerciais (I)

Mais de oito anos depois de concordar em comprar um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, a empresa anteriormente conhecida como Facebook decidiu começar a ganhar dinheiro com isso.
O WhatsApp, o popular serviço de mensagens de propriedade da Meta, empresa controladora do Facebook, disse na quinta (19) que estava abrindo serviços comerciais para aqueles que desejam usar o aplicativo de mensagens para impulsionar seus negócios. Foi o maior passo do WhatsApp para ganhar dinheiro com o serviço, que é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
A nova iniciativa permite que os empresários acessem a Interface de Programação do Aplicativo WhatsApp Cloud, uma forma de construir um painel personalizado em cima do software WhatsApp para que possam conversar com os clientes e oferecer serviços ao cliente com mais facilidade.
“Este é um passo importante para ajudar mais empresas a se conectarem com as pessoas e ajudar mais pessoas a enviar mensagens para as empresas que desejam apoiar – grandes e pequenas”, disse Mark Zuckerberg, executivo-chefe da Meta, em um evento anunciando o novo serviço.
O WhatsApp planeja cobrar dos usuários com base em quantas conversas eles têm com os clientes por dia, variando de uma fração de centavo a mais de 10 centavos por conversa, dependendo da região. Também planeja oferecer um nível gratuito com serviços limitados para pequenas empresas.
A medida é o sinal mais forte da Meta de que deseja começar a obter receita significativa com o WhatsApp, especialmente porque enfrenta desafios de negócios em várias frentes. O Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014 por US$ 22 bilhões, a aquisição mais cara da empresa Durante anos, o WhatsApp era gratuito para uso, enquanto custava à Meta centenas de milhões de dólares para operar e dar suporte.
Agora ganhar mais dinheiro tornou-se primordial. O negócio de publicidade da Meta foi prejudicado pelas mudanças da Apple no sistema operacional do iPhone, e a empresa perdeu dezenas de milhões de usuários na Rússia depois de ser banida no país. A guerra na Ucrânia também perturbou algumas das operações de publicidade da Meta.
Além disso, a Meta está passando por uma transição complicada para se tornar uma empresa “metaverse” que oferece às pessoas experiências digitais imersivas. Em fevereiro, um quarto do valor de mercado da empresa foi eliminado – mais de US$ 230 bilhões – após um relatório de lucros sombrio. (Continua)