Zoo de São Bernardo inaugura recinto da Lontra e da Onça
Cultura & Lazer

Zoo de São Bernardo inaugura recinto da Lontra e da Onça

O Zoológico de São Bernardo inaugurou, na última semana, o Recinto da Lontra e da Onça, no Parque Municipal Estoril, além de melhorias em diversos espaços e implantação da sinalização turística. A atividade marca o terceiro ano, neste mês, do Estoril como unidade de conservação ambiental. O evento foi prestigiado pelo público, por um grupo de escoteiros da Billings e secretários municipais. Ao longo do dia foi realizada programação especial.

Os espaços foram ocupados por duas onças pardas fêmeas e uma lontra, que podem ser apreciadas pelos visitantes. Outra novidade ocorreu no recinto das aves, que agora ficam soltas em um grande viveiro com entrada permitida aos visitantes. Porém, o acesso deve ser cuidadoso para não agredir os bichos. Eles não podem ser alimentados e nem tocados.

Os dois filhotes de onças pardas foram levados para o zoológico, há pouco mais de um ano, pela Defesa Civil de Rio Grande da Serra. Os animais foram capturados em sítio naquele município. Já o filhote macho de lontra foi encontrado pela fiscalização ambiental de São Bernardo em 2014 e levado para o zoo.

O secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano, representou o prefeito Luiz Marinho, na cerimônia de inauguração e explicou a importância do parque como unidade de conservação ambiental. “É uma área protegida, pode ser visitada, mas com regras, é possível caminhar pela mata, mas sem caçar ou fazer churrasco”, disse. Durante esses três anos com esta nova característica, a cidade ganhou um local com maior preservação e mais qualidade, segundo o secretário.

Moradora de São Bernardo, há 40 anos, Antonia Bitu, ficou surpresa com o local. “Não sabia que estava assim tão bonito. Adorei entrar no viveiro das aves, é uma sensação indescritível ver estas maravilhas da natureza, e tão bem cuidadas”, afirmou.

O trabalho desenvolvido no Zoológico é recuperar os animais e devolvê-los a seu habitat natural, mas este objetivo somente é concretizado se os bichos estiverem completamente recuperados. “Todos os animais que estão no Zoo são os que não têm condições de retornarem à natureza e ficam conosco”, destacou o secretário.

Grande parte dos animais é proveniente de apreensões realizadas pela fiscalização ambiental da Prefeitura, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar, entre outros, tanto em São Bernardo como em municípios vizinhos.

Nova comunicação visual – Além dos novos moradores, o Zoo ganhou uma sinalização sobre os animais e seus hábitos. O parque também tem nova comunicação visual, que indica os atrativos locais, caminhos internos para os vários pontos de visitação e de uso público, nova fachada, placas interpretativas sobre aspectos da vegetação e dos animais.